Pokémon UltraSun/UltraMoon – REVIEW

Pokémon UltraSun e UltraMoon foi lançado em 17/11/2017 e traz novas mecânicas e outras mudanças em relação ao jogo da franquia para o portátil da Nintendo. O texto será dividido na parte com as minha impressões sobre o game e a outra parte com spoilers com a história.

Nesse game temos a oportunidade de explorar Alola novamente e temos um início bem longo, a recontagem da história a partir de outro parâmetro e outra dimensão.

Uma nova ameaça (que não é tão nova assim…)

A nova narrativa realmente não se desvia muito da história original de Sun e Moon, pelo menos não inicialmente. Você ainda é o jovem treinador que inicia uma nova vida em Alola e encontra Lillie e Nebby, bem como as várias Ultra Beasts, mas o jogo final é diferente e maior agora.

Nessa nova história novos personagens surgem: A Ultra Recon Squad com Dulce e Zossie (UltraSun), Soliera e Phyco (UltraMoon), conta que a luz de seu mundo foi roubada pelo “Cegador” e que vieram a Alola para que através da tecnologia da Aether Paradise descobrissem uma forma de parar esse ser que mais para frente se revela ser o Pokémon Necrozma que já apareceu em Sun e Moon para ser capturado, mas não teve muita explicação sobre ele estar ali. A história e plot do game será focado praticamente nesse Pokémon e vai se desenrolar durante toda sua viagem pelas ilhas de Alola.

Quase todos os desafios dos trials de Alola foram mudados para fazer coisas diferentes, mas a essência do desafio permaneceu. Alguns Pokémon Totem também mudaram dentro desses desafios. Até que chegamos no ponto principal de mudança da história: Momento de captura do lendário Solgaleo e Lunala para tentar trazer Lusamine e Guzma de volta da outra dimensão.

 

Jogabilidade, gráficos, trilha sonora e dificuldade

Essa versão de Pokémon posso dizer com certeza que houve uma melhora muito significativa, o que me deu a sensação de ser Sun e Moon 2.0 e isso foi muito bem vindo.

Os gráficos para Pokémon UltraSun/UltraMoon foram melhorados e para quem usa o Old 3DS já sofreu um pouco com lag em determinados momentos do game, principalmente na execução de Z-Moves muito elaborados, como por exemplo do Ultra-Necrozma.  Definitivamente, entendo que eles queriam colocar muito mais coisas no game, mas a família de portáteis da Nintendo não está mais suportando.

A dificuldade do jogo aumentou consideravelmente. Várias lutas estavam mais desafiadoras e difíceis.

Uma outra crítica minha é ao Festival Plaza que não foi mudado. Não é a mecânica do Festival em Plaza em si que é o problema, mas a falta de praticidade dele. Se eu quiser mexer nas minhas boxes do game, eu preciso sair do Plaza, ou seja , desconectar do online fazer o que tem que ser feito e depois conectar de novo.

O detalhe que novamente dou destaque é a trilha sonora que está novamente ESPETACULAR. Gosto muito da forma como a Game Freak dirige a trilha sonora de seus jogos e em UltraSun e UltraMoon eles trazem a remasterização de muitas músicas de outros jogos, principalmente do Team Rainbow Rocket e as músicas dos lendários. Se tiverem a oportunidade, recomendo fortemente que abram o canal do Pokeli no YouTube que tem todas as músicas do game e ouçam! Vou deixar o link de uma delas somente e depois vocês ouvem o resto:

https://www.youtube.com/watch?v=ED3XXXQdS74

 

Novas mecânicas

 

Pokémon UltraSun e UltraMoon também trouxeram aIguns conteúdos novos, como por exemplo, novas áreas a serem exploradas (Pikachu Valley e praias), o Alola Photo Club, onde você pode tirar foto com seu Pokémon, o novo modo de batalha online, o Battle Agency que se aproxima bastante do sonhado Battle Frontier e o Surf no Pokémon Mantine, nova espécie de montaria  que traz a experiência de surfar e viajar nas ondas entre as ilhas de Alola.

 

Outra mecânica que dou destaque são as viagens interdimensionais. Você pode escolher viajar com Solgaleo ou Lunala, viajar anos-luz e conhecer as dimensões das Ultra Beasts (destaque para a dimensão do Guzzlord que dá direito a até música tocada ao contrário), encontrar Pokémon lendários dentro dessas dimensões e aumento considerável de encontrar alguns Pokémon shinys nesses Ultra wormholes.

Uma homenagem também que foi feita dentro do jogo é que você pode encontrar um Gym do Surge na terceira ilha.

O pós-game ficou muito bom também com o Episódio da Team Rainbow Rocket homenageando a 20 anos de franquia e de vilania também, apesar de ter achado um pouco fraca essa parte do plot, ficou bem bonito e garanto momentos de nostalgia nessa parte também

Conclusão

A maior crítica inevitável da comunidade a esses novos jogos e a minha também é que eles são apenas um refresh de Sun e Moon. Pra quem jogou Pokémon Sun e Moon, terá dificuldades de lidar com várias repetições durante UltraSun e UltraMoon.

No mais, isso não prejudica o fato de que Pokémon Sun e Pokémon Moon foram ótimos jogos como disse na minha review deles. Contudo, se você perdeu esses jogos, então jogue UltraSun e Ultra Moon que é a versão de Sun e Moon melhorados. Eu como fã, joguei as duas versões, mas entendo que a Pokémon Company deveria ter lançado Pokémon Sun/Moon com a extensão para UltraSun ou UltraMoon já incluídas de alguma forma.

Minha nota final para Pokémon UltraSun e UltraMoon é 9.5. O que quebrou a experiência de Pokémon UltraSun e UltraMoon ser incrível foi a repetição de muita coisa, já que eu joguei o Sun e o Moon. Mas isso não torna nem um e nem o outro ruim, mas o lançamento desse jogo poderia ter sido feito de uma forma diferente.

No mais, tem muito conteúdo novo nessas versões, novos desafios, melhorias e outras mudanças. Tomando por base Pokémon Sun e Moon, Pokémon UltraSun e UltraMoon melhoram esses jogos muito bem e fecham com chave de ouro sua vida na família de portáteis da Nintendo. Agora, é aguardar o futuro da franquia para sua nova casa: o Nintendo Switch.

——————————

História e plot (com spoilers)

Pokémon UltraSun e UltraMoon trabalha dentro de uma dimensão diferente. Temos Lusamine, presidente da Aether Foundation, que é uma pessoa boa com atitudes ruins, o que é diferente do game anterior que ela era uma vilã. Ela quer parar Necrozma na forma dela, juntamente com Guzma, líder da Team Skull o que deu completamente errado e trouxe esse Pokémon extremamente nervoso a atravessar o portal dimensional. Solgaleo e Lunala tentam em uma batalha incrível parar esse Pokémon, que foi sem sucesso.

Necrozma se apossa de Solgaleo e Lunala, dando uma nova forma a esses Pokémon: Necrozma Dusk Mane (com o Solgaleo) e Dawn Wings (Lunala) que imediatamente abre portais dimensionais por toda Alola, trazendo as UltraBeasts Blacephalon, Stakataka, Guzzlord, Pheromosa e Buzzwole (dependendo de sua versão muda), seres de outras dimensões que ameaçam a paz e também é onde os Kahunas das ilhas e os Tapus entram em ação para detê-los numa sequência de cenas. Você é obrigado a enfrentar Necrozma e vencer ele e quando isso acontece, ele é sugado para a outra dimensão, causando um distúrbio naquela ilha deixando ela submersa na escuridão.

Nesse ponto, você descobre que Ultra Recon Squad não são vilões. Numa breve explicação, falam que Necrozma roubou a luz do mundo deles também e que Necrozma tinha que ser parado. Eles te fornecem uma roupa especial para atravessar o portal dimensional para chegar em um lugar que não havia no game anterior: A Ultra Megalópolis. Ali Necrozma estava aguardando e você tem que batalhar com ele para que aquela fusão se desfaça e que ele devolva a luz. Necrozma atinge o terceiro estágio que é o Ultra Necrozma, Pokémon do tipo Dragão/Psiquico, a luz encarnada.

A partir daqui a situação fica complicada. A luta contra esse Pokémon é MUITO DIFÍCIL. Mesmo com uma equipe com muitos níveis acima dele é muito difícil derrubar ele de primeira, já que ele, no momento que entra nessa forma, ganha boost em TODOS OS STATUS. Um golpe dele é fatal.

Dica pra quem está com dificuldades de passar nele e que eu usei e funcionou muito bem: Usar o Pokémon Zoroark que tem a ability Illusion e colocar qualquer Pokémon do tipo lutador no último lote da party. Zoroark vai se disfarçar desse Pokémon Lutador que você escolheu. A IA do Ultra Necrozma, vai usar o movimento Photon Geiser que é do tipo Psíquico, pensando que você é do tipo lutador, mas como é o Zoroark disfarçado e ele é do tipo Dark, movimentos do tipo Psíquico não atingem os do tipo Dark. É só usar algum movimento para tirar algum dano do Necrozma e depois explodir o Z-Move do tipo Dark nele.

Após isso, você liberta Solgaleo/Lunala de Necrozma e a luz volta ao normal. Necrozma desaparece dali, mas você pode encontrar ele, caído e enfraquecido no caminho para a Liga Pokémon, no Monte Lanakila, podendo finalmente captura-lo. Bem como Solgaleo/Lunala, que podem ser capturados próximo às Ruínas do Conflito.

O game termina de forma muito bonita, inclusive mostrando o fim do Team Skull para o lado do bem e a festa em comemoração a sua vitória na Liga Pokémon.

O Pós-Game

Temos também um retorno muito aguardado na franquia e uma homenagem aos 20 anos de Pokémon: os vilões de todos os jogos. Giovanni, gângster e líder da Team Rocket estava de volta com uma nova equipe que reunia todos os vilões da série, chamada Team Rainbow Rocket.

Agora você pergunta: mas o que esses vilões estariam fazendo nesse game, se todos eles morreram, nos seus respectivos universos. Pois é, nesse ponto entra um dos plots mais importantes desse game.

Giovanni descobriu que o cientista Colress estava trabalhando na Aether Paradise e esse cientista tem a tecnologia que trabalha com as dimensões. Ele trouxe a sua Equipe, tomou a Aether Foundation, sequestrou Lusamine que foi traída por Faba que se juntou a Giovanni e trouxe através dessa tecnologia os outros líderes das equipes vilãs, conhecidas dos outros jogos (Maxie – Team Magma – Pokémon Ruby, Archie- Team Aqua – Pokémon Sapphire, Cyrus – Team Galactic – Pokémon Diamond/Pearl/Platinum, Gethsis – Team Plasma – Pokémon Black/White, Lysandre – Team Flare – Pokémon XY).

O mais interessante desse pós game é que parece que UltraSun e UltraMoon segue uma nova perspectiva. Nas falas dos vilões, eles dizem que tiveram sucesso em suas missões. Exemplo: Lysandre, conseguiu usar a arma que destruía o mundo, usando poder de Xerneas/Yvetal. Maxie conseguiu secar o mundo usando o poder de Groudon e por aí vai. Ou seja, é como se os protagonistas dos respectivos jogos tivessem falhado na missão de derrotar esses líderes. Isso me impressionou bastante.

Giovanni, trouxe esses líderes para governar o mundo e as dimensões usando a tecnologia da Aether  Foundation. Dentro desse pós game, você enfrenta puzzles como nos primeiros jogos da franquia. No final, todos os vilões são devolvidos as suas respectivas dimensões, mas Giovanni, como todo bom gângster, desaparece. Ele aparece no final do pós game, dando a impressão de que ele vai voltar.

Você pode adquirir Pokémon UltraSun e Ultra Moon na forma física nas lojas e na E-Shop da Nintendo. Aproveite para comprar e ter a experiência de jogar o último jogo de Pokémon para o portátil da Big N.


Vanessa Reis

Conhecida como Van, Ban, Vanzinha é concurseira de plantão, e treinadora Pokémon quase em tempo integral. Portadora do poderoso martelo do Banhammer e a sétima integrante no meio dos Cavaleiros da zoeira apocalíptica. Apaixonada por vídeo games desde a infância com seu Atari, Super Nintendo, Mega Drive, Master System e Sega Saturn. Atualmente fã de carteirinha de Pokémon, amante das aventuras de Lara Croft em Tomb Raider e derrete-se pela beleza de Nathan Drake em Uncharted. Jogos de terror ocupa sua preferência como um de seus gêneros favoritos como Resident Evil, Outlast, Five Nights at Freddy’s além de escolher os jogos de terror e atormentar o Caio Nobre para jogá-los. Jogos de histórias apaixonantes e bizarras de RPG Maker como To The Moon e Corpse Party também tem um espaço especial no seu coração. Amante da leitura, desde o romance até aventura, principalmente pelas obras de C.S. Lewis e Tolkien, onde aguarda uma oportunidade de visitar Nárnia e a Terra Média. Presente em todas as livestreams do canal, foi treinada no exército da zoeira do Meia Lua e quando seu martelo poderoso está em ação ele não erra seu alvo.


2012-2017 | Meia-Lua