NVIDIA lança a revolucionária plataforma de placa de vídeo Volta

A NVIDIA anuncia Volta™ –  a arquitetura de computação de placa de vídeo mais poderosa do mundo, criada para impulsionar a próxima onda de avanços em inteligência artificial e computação de alto desempenho.

A empresa informa também a chegada de seu primeiro processador baseado em Volta, a placa de vídeo de data center NVIDIA® Tesla® V100, que traz extraordinária velocidade e escalabilidade para a inferência e treinamento de AI, bem como para acelerar HPC e cargas de trabalho de gráficos.

“A inteligência artificial está impulsionando os maiores avanços tecnológicos da história humana”, diz Jensen Huang, fundador e diretor executivo da NVIDIA. “Ela automatizará a inteligência e estimulará uma onda de progresso social inigualável desde a revolução industrial.

“O deep learning, uma abordagem inovadora da AI que cria software de computador que aprende, tem uma demanda insaciável de poder de processamento. Milhares de engenheiros da NVIDIA passaram mais de três anos criando a Volta para ajudar a atender a essa necessidade, permitindo que a indústria perceba o potencial de mudança de vida da AI”, explica.

Volta, a arquitetura de placa de vídeo de sétima geração da NVIDIA, é construída com 21 bilhões de transistores e oferece desempenho equivalente a 100 CPUs para deep learning.

Ela oferece uma melhoria de 5 vezes em relação a Pascal®, a arquitetura da geração atual de placas de vídeo da NVIDIA, em teraflops de pico, e de 15 vezes em relação à arquitetura Maxwell®, lançada há 2 anos. Esse desempenho ultrapassa em 4 vezes as melhorias previstas pela lei de Moore.

A demanda pela aceleração da AI ​​nunca foi tão grande. Desenvolvedores, cientistas de dados e pesquisadores cada vez mais dependem de redes neurais para impulsionar seus próximos avanços na luta contra o câncer, tornar o transporte mais seguro com veículos autodirigidos, oferecer novas experiências inteligentes aos clientes e muito mais.

Os data centers precisam fornecer potência de processamento cada vez maior à medida que essas redes se tornam mais complexas, além de eles precisarem de dimensionamento eficiente para suportar a rápida adoção de serviços altamente precisos baseados em AI, como assistentes virtuais de linguagem natural e sistemas personalizados de busca e recomendação.

Volta se tornará o novo padrão da computação de alto desempenho. Ela oferece uma plataforma para sistemas de HPC para se destacar na ciência computacional e na ciência de dados para descobrir percepções. Com a associação de núcleos CUDA® ao novo Volta Tensor Core dentro de uma arquitetura unificada, um único servidor com placas de vídeo Tesla V100 pode substituir centenas de CPUs de commodity para o HPC tradicional.

Tecnologias avançadas

A placa de vídeo Tesla V100 supera as gerações anteriores de placas de vídeo NVIDIA com tecnologias inovadoras que permitem quebrar a barreira de 100 teraflops de desempenho de deep learning. Ela inclui:

  • Tensor Cores projetada para acelerar as cargas de trabalho de AI. Equipada com 640 Tensor Cores, a V100 oferece 120 teraflops de desempenho de deep leaning, equivalente ao desempenho de 100 CPUs.
  • Nova arquitetura de placa de vídeo com mais de 21 bilhões de transistores. Combina núcleos CUDA e Tensor Cores em uma arquitetura unificada, fornecendo o desempenho de um supercomputador de AI em uma única placa de vídeo.
  • NVLink™ fornece a próxima geração de placas de vídeo de link de interconexão com alta velocidade e placas de vídeo para CPUs, com até 2 vezes o throughput da geração anterior NVLink.
  • 900 GB/s HBM2 DRAM, desenvolvida em colaboração com a Samsung, atinge 50% mais largura de banda de memória do que as placas de vídeo da geração anterior, essencial para suportar a extraordinária produção computacional da Volta.
  • Software otimizado para Volta, incluindo software CUDA, cuDNN e TensorRT ™, cujos frameworks e aplicativos principais podem facilmente ser usados para acelerar a AI e a pesquisa.

Caio Nobre

Fã de Assassin’s Creed, espartano, parceiro de Kratos e Ezio e autor do #Xalala. Caio Nobre trabalha com tecnologia da informação, e não, não conserta impressoras. Embarcou no mundo dos games com o todo poderoso e mais foda console (chupem seguistas…kkk) Super Nintendo. Curte todo e qualquer conteúdo nerd como games, filmes, séries, HQ’s etc. É um amante de jogos de terror, #sqn, e tem uma grande afeição pelo carismático Slender.


2012-2017 | Meia-Lua