No Coração do Mar: A história que inspirou o livro Moby Dick – Crítica

No Coração do Mar, história baseada no livro de Nathaniel Philbrick, narra a história de um navio em expedição no mar em busca de baleias no século XIX. Dirigido por Ron Howard (Rush, Anjos e Demônios, Apollo 13, Uma Mente Brilhante entre outros).

No-coracao-do-mar-poster-2015

O que eu esparava de um filme com esse tema: cenários lindos sob o mar, ventos raivosos, ondas gigantes, uma tripulação com personagens antagonicos e carismáticos e algum grande obstáculo ao longo da narrativa. Tudo isso foi realmente tratado, o que eu não esperava seria vê-los caçando baleias, com aqueles arpões, botes e a determinação em conseguir o seu óleo natural, essencial para a sobrevivência em meados de 1850. Um filme maravilhoso para quem curte filmes náuticos e sobrevivência ao mar.

No-coracao-do-mar-poster-2015-baleia

A história é verídica, uma baleia cachalote gigante afundou um barco baleeiro no Oceano Pacífico em 1820. Um tema fascinante narrado sob o ponto de vista de Thomas Nickerson (Tom Holland na infância e Brendan Gleeson na fase adulta) um pequeno marinheiro que estava na embarcação. O navio Essex, sob o comando do capitão George Pollard (Benjamin Walker), inexperiente e de família nobre, com o auxilio de Owen Chase (Chris Hemsworth) com muita experiencia no mar, mas vindo de família forasteira e menosprezada pela burguesia. É muito interessante a interação entre ambos, que não se suportam, mas aceitaram que precisam fazer o serviço juntos.

No-coracao-do-mar-poster-2015-moby-dick

Em meio a tempestades, perseguição de baleias e barcos quebrados, o filme é bem intenso e um tanto forte, pois retrata a caça de animais, comum naquela época. Vemos cenas bem fortes de assassinato de baleias de forma impiedosa. Acompanhamos também a sobrevivência dos marujos quando o barco é afundado pela baleia e o que eles devem fazer para sobreviver. São atos medonhos e que sob a perspectiva do narrador, nem Deus os perdoaria. Através do instagram, vimos o antes e depois postado pelo ator Chris Hemsworth. Eles emagreceu muitos quilos para veracidade do papel simulando a sobrevivência no mar com recursos escassos.

No-coracao-do-mar-poster-2015-instagram-chris

Essa é uma história muito envolvente, vemos a fúria da natureza contra o homem. A baleia gigante é um ser fascinante e um obstáculo para seus caçadores. Tanto que essa história inspirou o livro Moby Dick, de Herman Melville, publicado em 1851. É um belo filme, com muitas cenas de ação, história fascinante e envolvente, um prato cheio para assistir nos cinemas, super recomendado!

Trailer:


Eduardo D'Angelo

Também conhecido como Chase Faster, nasci em 1984, sou apaixonado por Action Figure, Música e coisas nerd/geek. Sou leitor assíduo da editora Marvel Comics, gosto mais de X-Men (fase azul do Jim Lee, em específico), curto alguns mangás/animes (Saint Seiya / Yu Yu Hakusho / Hokuto no Ken & Sailor Moon), curto muito os filmes dos anos 80 no estilo John Hughes e sci-fi futuristas (Save Ferris / Goonies & Blade Runner). Fui DJ uma época, trazendo músicas japonesas (J-Rock/Visual Kei) para as baladinhas alternativas de São Paulo. Sou designer gráfico e 2014 iniciei o projeto “filtro365”, com o desafio de tirar uma foto por dia do meu cotidiano e no fim transformar em uma peça gráfica (talvez um livro?). Atualmente estou no projeto #Sketch365 que consiste em fazer um desenho por dia, nem que seja meia horinha por dia dedicado à ilustração e este projeto evoluiu e se tornou o site www.proudlynerd.com .


2012-2017 | Meia-Lua