Jim Ryan é o novo chefe da divisão Playstation da Sony

Uma dança de cadeiras. É o que já acontece há um tempo na gestão do Sony Interactive Entertainment (SIE), divisão de entretenimento interativo da Sony Corporation, responsável pelo Playstation. Não se sabe o que há na cadeira da chefia da SIE que não deixa seus CEO’s lá por muito tempo, mas a história se repete mais uma vez. A empresa anunciou ontem (11) uma nova mudança na gestão de suas atividades nesta área.

E desta vez a nomeação vem com uma troca de lugares, divulgada via Press Release da própria SIE. Jim Ryan será o novo presidente da Sony Interactive Entertainment, trocando de lugar com o atual presidente, John Kodera, que passa o bastão ao colega ao mesmo tempo que troca de lugar com ele, assumindo o cargo de vice-presidente, antes ocupado por Ryan, para se concentrar na criação de “experiências de usuário inovadora e melhorias na área de Network da divisão.

Ryan e Kodera passam a assumir seus novos cargos a partir de 1º de Abril (não é mentira – a data já é tradicional nas mudanças de gestão, pois é quando se inicia o novo ano fiscal, que termina em 29 de Março).

Jim Ryan também vai assumir o papel de diretor representante e presidente da entidade legal sediada no Japão da Sony Interactive Entertainment, a Sony Interactive Entertainment Inc., e deve responder diretamente a Kenichiro Yoshida, CEO da Sony Corporation.

Eis alguns comentários das partes envolvidas na troca de papéis:

Kenichiro Yoshida, CEO da Sony Corporation.








“Nosso negócio de Serviços de Jogos e Network cresceu e se tornou o maior negócio do Grupo Sony em termos de vendas e receita operacional. Além disso, nossos negócios neste domínio têm uma importância significativa como nosso impulsionador de crescimento daqui para frente. Ao mesmo tempo, esta indústria é implacavelmente rápida, e para manter a liderança de mercado, devemos evoluir constantemente com um senso de urgência. Com base em extensas discussões com John (Kodera), decidi mudar a estrutura de gerenciamento do SIE para garantir a evolução sustentável da plataforma PlayStation® e o crescimento adicional da área de rede. Jim Ryan há muito tempo está comprometido com o crescimento dos negócios do PlayStation® nos últimos 25 anos. Acredito que essa nova estrutura, onde Jim gerenciará a organização e operações gerais da SIE, permitirá que John se concentre na missão principal de desenvolver ainda mais a PlayStationTMNetwork (PSNSM), que agora se tornou uma plataforma imensamente grande com mais de 90 milhões de ativos mensais. Usuários em todo o mundo — permitirão que a SIE acelere ainda mais sua inovação e evolução. Prosseguindo, eu também tenho expectativas de que John venha a liderar a estratégia DX (Digital Transformation) do Grupo Sony, aproveitando sua vasta experiência com a PSNSM, além de sua missão na SIE. ”


John Kodera, atual presidente da SIE (até Abril).



“Eu tenho discutido com a Yoshida-san a necessidade de conduzir a SIE para a próxima fase em nosso ambiente de negócios em rápida mutação, perceber a evolução da plataforma PlayStation® e enriquecer ainda mais as experiências do usuário possibilitadas pela rede, que é um valor essencial que as pessoas esperam no entretenimento que a PlayStation® oferece. Como resultado, concluímos que a melhor direção é Jim assumir o comando da gestão geral da SIE e liderar a área de rede para continuar criando serviços e experiências inovadores, onde a concorrência continua a se intensificar com muitos novos participantes juntando-se ao negócio. Jim tem amplo conhecimento em torno dos negócios e da indústria de games, bem como profundo conhecimento da cultura e dos pontos fortes do PlayStation®. Estou confiante de que ele nos levará a um maior sucesso como CEO da SIE. Continuarei apoiando Jim, contribuindo para fortalecer ainda mais o envolvimento dos usuários e o crescimento geral dos negócios do PlayStation®. Também pretendo alavancar minha experiência e acumular conhecimento para contribuir para o fortalecimento da estratégia DX (Digital Transformation) do Grupo Sony ”.

Jim Ryan, atual vice-presidente da SIE, que assume a presidência da divisão em Abril


“É uma grande honra ser convidado para assumir o papel de Presidente e CEO da SIE. Eu acompanhei o crescimento dos negócios do PlayStation® e mudei muito desde os primeiros dias, e espero poder usar bem essa experiência para reforçar os fundamentos do negócio de Game & Network Service e para desenvolver o entretenimento que o PlayStation ® oferece à sua comunidade engajada e apaixonada. Trabalhando com John e a equipe da SIE em todo o mundo, tenho o compromisso de fortalecer as relações com nossos parceiros de negócios e continuar a fornecer as melhores experiências de entretenimento interativo que fazem da PlayStation® o melhor local para se jogar. ”

Jim entrou na divisão PlayStation como membro da equipe jurídica da filial europeia em 1994. Desde então, passou por inúmeros cargos de gerência até ser nomeado líder da divisão na Europa. Na época, ele comandou os negócios do Playstation em mais de 100 países. Também atuou como Diretor Global de Vendas de 2016 a 2018, quando foi convocado para ser o VP de John Kodera, cargo que exerceu por cerca de um ano, até a troca de lugares com o colega. 


Thiago Moreira

Leva a vida no modo hard, sem cheats, sem detonado, sem saber como joga, eternamente na fase que não sabe como passar. Tem como jogo favorito o magnífico Chrono Trigger, mas é apaixonado por Mega Man e Life Is Strange, adora jogos no estilo Metroidvania, e Souls Like. Além de videogame, gosta de RPG, animes, mangás, quadrinhos e quase tudo que orbita a cultura geek em geral.


2012-2017 | Meia-Lua