Creed, Nascido para Lutar – Crítica

Creed, Nascido para Lutar, o sétimo filme da franquia Rocky, dirigido por Ryan Coogler conta a história de Adonis Johnson (Michael B. Jordan), filho não reconhecido do famoso lutador Apollo Creed (Carl Weathers).

Creed-07

 

Se lembram de Apollo? Era aquele amigo boxeador de Rocky, que o enfrentou no segundo filme, que logo viram amigos, mas infelizmente, é morto em luta contra o impiedoso russo Ivan Drago (Dolph Lundgren), no quarto filme da franquia.

CRD205_000173.tif

Adonis, que permeiava seu trabalho fixo com lutas de boxe amadoras se muda para Philadelfia para encontrar o antigo amigo de seu pai, Rocky e o pedido de que o treine para que seja tão bom quanto seu pai. Vemos a construção do personagem Adonis, um entediado trabalhador com aquela sensação de que poderia estar fazendo mais.

Acompanhamos suas lutas amadoras “clandestinas” e sua habilidade puglilista. Com o consentimento de sua mãe Mary-Anne (Phylicia Rashad), ele se muda para aquele saudoso bairro em Philadelfia, que tanto vimos e já reconhecemos nos outros filmes de Rocky.

Creed-04

Vemos Rocky (Sylvester Stallone) vivendo sua vidinha pacata, sem grandes estresses, e sua reação ao conhecer o filho de Apollo. É muito legal ver a interação dos dois personagens, Adonis é bem carismático, vemos o seu dia-a-dia, como ele consegue fazer novos amigos, se apaixonar pela vizinha e sua obesssão em lutar.

Falando em carisma, nem preciso dizer o quanto Sylvester Stallone está velho, mas não perdeu o seu charme e a identidade de seu antigo personagem. Como bom espectador de filmes dos anos 80, adorei esse resgate do personagem, ele vivendo sua vida, com saudades de seu falecida esposa e amigos.

CRD205_000130.tif

Aos poucos o lutador Johnson consegue reconhecimento, querendo fugir um pouco da sombra de seu pai, mas sem chances de escapar dela. É uma narrativa bem trabalhada, entramos na rotina do personagem, acompanhamos o seu desenvolvimento, somos seduzidos por sua namorada Bianca (Tessa Thompson), uma estilosa músicista com uma deficiência auditiva progressiva.

Creed é um belo filme e super recomendado aos fãs de Rocky. É impossível não se emocionar com esse personagem, já velho e lidando com novos desafios, novas amizades e a saudades de sua época de ouro.


Eduardo D'Angelo

Também conhecido como Chase Faster, nasci em 1984, sou apaixonado por Action Figure, Música e coisas nerd/geek. Sou leitor assíduo da editora Marvel Comics, gosto mais de X-Men (fase azul do Jim Lee, em específico), curto alguns mangás/animes (Saint Seiya / Yu Yu Hakusho / Hokuto no Ken & Sailor Moon), curto muito os filmes dos anos 80 no estilo John Hughes e sci-fi futuristas (Save Ferris / Goonies & Blade Runner). Fui DJ uma época, trazendo músicas japonesas (J-Rock/Visual Kei) para as baladinhas alternativas de São Paulo. Sou designer gráfico e 2014 iniciei o projeto “filtro365”, com o desafio de tirar uma foto por dia do meu cotidiano e no fim transformar em uma peça gráfica (talvez um livro?). Atualmente estou no projeto #Sketch365 que consiste em fazer um desenho por dia, nem que seja meia horinha por dia dedicado à ilustração e este projeto evoluiu e se tornou o site www.proudlynerd.com .


2012-2017 | Meia-Lua