Costelas e Hidromel #054 – Serpentes nas Mitologias

feed1 feed2 feed3

 

 

 

 

Neste programa: 

Após falarmos tanto dos mundos Astecas e seus níveis, saímos para caminhar e colocarmos as ideias em ordem. Distraídos, caímos num buraco que se mostrou, literalmente, um ninho de cobras e serpentes.

Achamos que nossa longa viagem mitológica havia terminado, mas, para a nossa surpresa, fomos recebidos com respeito por diversos Guerreiros-Ofídios, que nos conduziram para seu rei. O lorde das serpentes nos presenteou com algo fantástico, uma coleção de Lendas e Mitos de Serpentes, falando de como seu povo influenciou as mais diversas culturas, desde o achado do fogo até a segurança eterna das tribos.

Não esperávamos nada melhor, mas ainda tivemos o prazer de nos banquetear com carnes de criaturas lendárias, que nos revitalizaram o corpo e a mente, nos preparando para seguirmos nossa jornada.

Participantes: Guilherme Vertamatti (@GVertamatti) e Renato Sevegnani (@setsunaryu)

Citações:

  • Cai Cai e Ten Ten
  • Apep / Apophis
  • Leviathan
  • Behemoth

 

Comentado no programa:

Trilha sonora:

  • Álbum: ICD-10
  • Artista: Kai Engel
  • Fonte: Free Music Archive
  • Licensa: CC BY
  • Álbum: Through the Lens
  • Artista: Andy G Cohen
  • Fonte: Free Music Archive
  • Licensa: CC BY
  • Música: Recovered Memory
  • Artista: Admiral Bob Ft Doxent Zsigmond
  • Fonte: ccMixer
  • Licensa: CC BY 3.0

 

Já acabou? Ouça outros podcasts!

 

Torne-se um Patron e entre para o exército da Zoeira:

patron

 

Conheça nossos Produtos OFICIAIS!
GIF

 

Acompanhe o Meia-Lua mais de perto:

 

Parceiros:

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Contact us

Renato Sevegnani

Formado em Ciências da Computação, por culpa dos jogos de computador e da BBS/internet, com especialização em qualidade de sistemas e atuando com certificação de sistemas de pagamento. Chato e coerente-incoerente. Profissional em começar jogos e livros e nunca terminar a maior parte deles. Prefere uma boa estória à qualidade gráfica, jogos por turno a tempo real. Acha que FPS tem que ser com mouse e teclado e que sensores de movimento são legais. Fã de dinossauros, Nintendo, cultura japonesa, cinema, zumbis, GURPS e Vampire. Quando lendo, prefere estórias fantásticas às com base no mundo real.


  • Saudações ofídicas!
    Muito legal essa “copilação” das serpentes do velho e novo mundo!! Parabéns!!!
    Gostaria de saber se a receita de caspa diamante está disponível num pergaminho perdido, poderia aproveitar um pouco das minhas madeixas para ganhar uma grana extra!!!

    Sobre um comentário do Francisco, a cobra mitológica da amazônia, a nossa Anaconda é realmente um mito que criaram devido ao fato da vinda dos europeus e principalmente franceses que vieram durante o ciclo da borracha para os nobres não se aventurarem nos rios. A Sucuri Gigante a.k.a “anaconda” é da mesma família da Python, e a Sucuri é menor que a Python, porém mais inteligente, mas quando maior a cobra mais lerda ela é, porém o bote é cruel por ser um cobra constritora que chega a quase 6 m.

    Sem contar que temos a mítica Ilha da Queimada Grande , onde você pode encontrar a Shina de Cobra…. sqn, que é um serpentário natural na costa paulista! Uma maravilha natural! Quem sabe se não tem um Leviatã por lá? ou se a ilha é um pedaço dele….

    Abraços e até o próximo cast!

  • Salve, salve tocadores de ocarina.

    Mais um ótimo episódio, mas como vocês pediram dúvidas/sugestões, sem delongas, vamos ao que interessa.

    Ouvi Hugo Canuto,o jovem escritor de “A Canção de Mayrube” uma graphic novel inspirada na mitologia dos povos nativos da América, nesse podcast do link no final de meu comentário, e ele pareceu ser um pesquisador interessado de mitologia ameríndia, acho que vale um convite para ele vir falar por aqui, o cara tem um astral muito gente boa, confiram o Instagram dele também https://www.instagram.com/hugocanuto/

    O outro é o podcast sobre a Mitologia de Conan e do universo de seu criador, Robert E. Howard, que tem uma relação bem próxima com a de H. P. Lovecraft, que por sinal também merece um episódio.

    Por fim, mas não menos importante, que tal um sobre a mitologia de Senhor dos Anéis? Para este já até sugeri uma participante. 🙂

    É isso, apenas essas humildes sugestões. 😉

    http://livrocast.com.br/livrocast-especial-007-a-cancao-de-mayrube/

  • André Luiz Silva Ramos

    Saudações galera! Atendendo a pedidos vou enviar minha dúvida:

    Não sou um estudioso assíduo do Velho Testamento, porém dentro do que conheço a respeito, não me lembro da citação de Leviathan nos textos bíblicos, nem mesmo em Genesis. Portanto, trata-se de uma informação encontrada em textos apócrifos? Ou será que eu deixei passar essa informação em minhas leituras?

    Aproveito pra elogiar o trabalho de vocês, já que é meu primeiro comentário. Conheci o meia lua cast pelo portal Deviante e acabei migrando para o Costelas também. Particularmente sou mais fã do Costelas, então estou ansioso para o que irá sair dessas dúvidas.

    Até mais e bom trabalho!

  • Francisco das chagas

    levando por esse lado,aquela cobra do rio amazonas,deveria ser considerando um deus dos tempos modernos.ou sera ela um grande guerreiro?(se a gente trabalhar bem ela vira um cobra mitológica pras próximas gerações);

  • Cristiano

    Eu tenho uma dúvida, que tipo de dúvida é para enviar?
    Vou seguir alguns dos outros comentários para gerar as perguntas então… Quando vocês vão se livrar das ancoras e partir para uma frequência semanal? haha.
    Essa ideia de mitologia comparativa é muito boa, como essa mostrando várias formas de ver as serpentes, ou os vários deuses de diferentes mitologias que seriam o mesmo, como Zeus, Tupã e Thor/Odin.
    Fiquei super feliz quando vi que o CeH #53 saiu apenas 3 semanas depois do #52, mas não adiantou de nada já que não tivemos costelas em abril…
    No mais, mais um excelente cast! Confesso que quando vi o Auryn na capa eu fiquei maior empolgado achando que falariam mais de História Sem Fim, mas tudo bem…
    Grande abraço!

2012-2017 | Meia-Lua