As Melhores Histórias das Mitologias Asteca Maia e Inca Franchini Meia Lua Review Critica Literatura Mitologia Costelas e Hidromel Verta Artes e Oficios

Costelas e Hidromel #053 – Mitologia Asteca

Ouça em nosso player:

feed1 feed2 feed3

 

 

 

 

Neste programa: 

Aproveitando que estávamos nos mares caribenhos, resolvemos revisitar um país que há muito não discutíamos. Com uma rápida embarcação, chegamos na cidade do México, onde buscamos mais informações sobre a terrível e curiosa mitologia Asteca.

Para a nossa surpresa, fomos agraciados com um valioso presente. Um pergaminho mágico contendo diversas lendas do mais primordial deus Asteca, até o derradeiro guerreiro tombado sob as armas espanholas.

Lendo tal texto fomos jogados num mundo onde um sol pode ser tão molhado quando um lago ou tão volátil quanto um furacão, podendo, com sua grandiosa beleza, gerar ciúmes suficientes em irmãos para que toda a humanidade seja punida ao final de poucos ciclos.

Pudemos dar uma volta em todo o espaço Asteca, passando pelos cinco pontos cardeais, representativos do tempo, e pelas mais diversas divisões de paraísos e infernos, estes últimos jogados na sua posição atual para fujir do majestoso astro solar bebedor de sangue.

Terminamos nossa viagem, protegendo mulheres mortas, para que possam apreciar o descanso eterno, já que um dos mais poderosos deuses estava embriagado demais para lutar, a não ser que fosse com uma de suas sacerdotisas.

Participantes: Guilherme Vertamatti (@GVertamatti) e Renato Sevegnani (@setsunaryu)

Citações:
– Ometeotl
– Tezcalipoca
– Quetzacoatl
– Xipo Totec
– Huitzilopochtli
– Tlaloc
– Nanauatzin
– Chalchiuhtlicue

 

Links:

Livro “Cobaias de Lazaro”: https://www.facebook.com/cobaias.de.lazaro

Livro As Melhores Histórias das Mitologias Asteca, Maia e Inca – Ed. Artes e Ofícios

 

Já acabou? Ouça outros podcasts!

 

Torne-se um Patron e entre para o exército da Zoeira:

patron

 

Conheça nossos Produtos OFICIAIS!
GIF

 

GRUPO DE OUVINTES NO FACEBOOK

GRUPO DAS LIVE STREAMS DO MEIA-LUA

Nosso e-mail: contato@meialuaprafrentesoco.com.br

Twitter: @meialuafsoco

 

Fazemos parte do Grupo EPIC!

 

Parceiros:

Fabrica Nerd (cupom de desconto: meialuaprafrentesoco)

 

E.V.A Toys

Old School Pixel Art

Papercraft Arts

Kellstore

Nerdsky

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Contact us

Renato Sevegnani

Formado em Ciências da Computação, por culpa dos jogos de computador e da BBS/internet, com especialização em qualidade de sistemas e atuando com certificação de sistemas de pagamento. Chato e coerente-incoerente. Profissional em começar jogos e livros e nunca terminar a maior parte deles. Prefere uma boa estória à qualidade gráfica, jogos por turno a tempo real. Acha que FPS tem que ser com mouse e teclado e que sensores de movimento são legais. Fã de dinossauros, Nintendo, cultura japonesa, cinema, zumbis, GURPS e Vampire. Quando lendo, prefere estórias fantásticas às com base no mundo real.


  • Arriba compañeros! Muchos burritos y tequila !!! Pero no se olvide de las costillas y el aguamiel!

    Venho aqui parabenizar por mais um cast, parabenizar o caribenho que foi muito bom! O pilar vertical é sensacional, uma leve 12 casas dos cavaleiros com o inferno junto com muitos quatl e otich e outras silabas dos deuses.
    Vim trazer uma curiosidade que já tive a oportunidade de comentar com o Verta:

    Em 1980 saiu um modulo para D&D entitulado Hidden Shrine of Tamoachan, referente a Tamoanchan que foi citado! Mesmo que ela usa um pouco também da parte dos Incas de quem criou a campanha, em um todo temos esses povos mesoamericanos chamados de Olman e seu panteão de deuses que se brincar de colocar ou tirar umas letras temos algumas coerências.
    E em 2011 saiu um especial revivendo essa aventura, que deixa muitos jogadores putos por não completar…. então se você um dia escutar o nome de um vampiro chamado Tloques-Popolocas (TLOH-kays Poh-Poh-LOH-kas, sim o livro traz a maneira correta de falar o nome!) corra pois ele significa Mestre dos Outros,Ou seja, nada melhor que um calabouço de vampiros aztecas!!!!!! hauahuahauauahua melhor podia encaminhar o endereço do caio para ele fazer uma visita!

    Abraços!!! e até a próxima

    Links [ https://en.wikipedia.org/wiki/Olman_(Greyhawk) ; https://web.archive.org/web/20060516050639/http://www.cmc.net:80/~rtaylor/greyhawk/gods/lists/olman.html%5D

  • Salve, salve mitológicos zueiros Get Over Here!
    O programa que assisti sobre a Venezuela era de culinária, eles mostravam como fazer uma pamonha local, chamada de hallaca, ( a pronúncia é algo como ajaca, com aquele sotaque castelhano característico) pareceu bem apetitosa, além de dar “sustança”
    Sobre este episódio já tá até ficando chato ficar só elogiando vocês, mas, não se preocupem, não tenho constrangimento em ser chato, podem continuar fazendo excelentes episódios. 🙂

    Gostaria de aproveitar, e agora que vocês tem um livro de mitologia nas Américas que tal se fizessem um episódio comparando mitologias americanas com mitologias asiáticas e/ou mitologias do oriente médio/Egito?

    Fiquei com essa curiosidade pois como dizem que os nativos americanos vieram de migrações asiáticas pelo estreito de Bering então traços das culturas anteriores podem ter permanecido de alguma forma nas novas mitologias que foram criadas à medida que se estabeleceram aqui, espero que não seja um desafio muito absurdo. 🙂

    Até mais! o/

  • Francisco das chagas

    se é loco a nome do cast deveria ser a arte de zueira,esse povo não sabe brinca.

2012-2017 | Meia-Lua