Axiom Verge: jogo grátis da Epic Games Store apresentou problemas por falta de “Steam”

Parece piada pronta, mas não é (acredite). Já havíamos noticiado por aqui que Axiom Verge, o metroidvania retrô e super divertido, seria o jogo gratuito na plataforma da Epic Games durante o mês de fevereiro. Dito e feito, o jogo está disponível desde ontem (08), mas apresentou alguns problemas em sua execução.

Axiom Verge esteve na plataforma Steam desde o seu lançamento, em 2015, e agora foi movido também para a Epic Games Store. Nesta versão, o jogo inicia normalmente, mas acaba sofrendo ‘crashes’ ao tentar carregar determinada área. O motivo para isso, entretanto, é o mais inusitado. O desenvolvedor Scott Lagrasta (que trabalhou em vários jogos da Telltale), baixou o jogo, e após jogar por um tempo, logo percebeu o problema, bem como supôs o motivo, conforme explicou em seu Twitter.

“Baixei Axiom Verge da Epic Store (é grátis e eu ouvi dizer que é bom). O jogo fecha 100% das vezes que entro em uma área. Dei uma vasculhadas nos arquivos do jogo. Acontece que está falando um efeito sonoro: “Steam”. Acho que tenho uma boa ideia de como e porquê isso aconteceu, risos.”

É isso mesmo. O motivo do jogo ter apresentado problemas de ‘crash’ ao carregar uma determinada área, é porque a área em questão possui canos que disparam vapor, e esse vapor possui um som específico, que não estava presente na versão, causando o problema. Steam significa vapor em inglês, e nada tem a ver com a plataforma da Valve.


Eis que Thomas Happ, desenvolvedor do jogo, vem à tona em seu Twitter explicar o problema: Um Ctrl+F que deu errado.


“A qualquer um que não esteja encontrando o arquivo Steam.xnb na versão da Epic Sotre, favor ir no jogo na sua biblioteca, clicar no ícone de engrenagem, mandar verificar, e atualizar.

Eu imaginei que por ser da Epic e tudo mais, não deveria incluir as Dlls da Valve e tal, então eu excluí todos os arquivos com “Steam” no nome… oops.” 

Happ já lançou um update que resolve o problema, trazendo de volta o “Steam” para os arquivos do jogo.

Quem baixar o jogo pela Epic Store a partir de agora ou atualizar para a versão mais recente (V1.46), já terá o problema corrigido. Crise evitada, mas não deixa de ser engraçado.

Axiom Verge está disponível em todas as plataformas. Na Epic Games Store, o jogo está gratuito desde 07/02, e poderá ser resgatado até o dia 21 do mesmo mês.

Fonte: PC Gamer.


Thiago Moreira

Leva a vida no modo hard, sem cheats, sem detonado, sem saber como joga, eternamente na fase que não sabe como passar. Tem como jogo favorito o magnífico Chrono Trigger, mas é apaixonado por Mega Man e Life Is Strange, adora jogos no estilo Metroidvania, e Souls Like. Além de videogame, gosta de RPG, animes, mangás, quadrinhos e quase tudo que orbita a cultura geek em geral.


2012-2017 | Meia-Lua